História de São João Batista


 

São João Batista é considerado o último dos profetas e o primeiro mártir da Igreja Católica. Ele nasceu em Aim Karim, cidade de Israel próxima a Jerusalém e sua mãe, Santa Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Sua festa é celebrada no dia 24 de junho.

Nascimento milagroso

São João Batista nasceu de forma milagrosa. Sua mãe, Santa Isabel, era idosa e nunca havia engravidado. Porém, o anjo Gabriel apareceu para Zacarias, marido de Isabel, e anunciou que ela teria um filho e que ele deveria se chamar João. Pouco tempo depois, Isabel engravidou como o anjo havia dito.

Vida no deserto

Quando João Batista ficou adulto, ele decidiu ir morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem. Ele vivia uma vida difícil e passou a ser conhecido como um profeta, homem enviado por Deus. Ele batizava a todos que se arrependiam e multidões sempre viam suas pregações no rio Jordão.

São João Batista Batizando Jesus

Prisão e morte de João Batista

Em suas pregações, São João não poupava o rei local, Herodes Antipas, denunciando a vida adultera do rei e a vida desregrada em seu governo. Como resultado, ele foi preso e, segundo o Evangelho de Marcos, foi condenado à morte por ordem de Herodes Antipas, que cedeu à pressão de Salomé, filha de Herodíades, que pediu a cabeça de João Batista numa bandeja.

Postar um comentário

0 Comentários