A História de São Miguel Arcanjo, o Líder dos Anjos de Deus

São Miguel Arcanjo é um dos arcanjos mais conhecidos e venerados na história da religião cristã. Ele é mencionado na Bíblia em alguns livros, como o livro de Daniel e o livro de Apocalipse.

São Miguel Arcanjo na Bíblia

Dentro da Bíblia São Miguel Arcanjo é mencionado pela primeira vez no livro de Daniel, onde ele é descrito como um líder dos anjos de Deus e um protetor dos justos. Ele é chamado de "o grande príncipe que defende os filhos de teu povo" (Daniel 12:1). 

No livro de Apocalipse, ele é mencionado como lutando contra Satanás, também conhecido como o dragão:

"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." (Apocalipse 12:7-9)

Padroeiro dos Policiais, bombeiros e profissionais que correm riscos

Em termos de veneração, São Miguel Arcanjo é considerado o protetor dos cristãos, sendo invocado para proteção contra o mal. 

Ele é frequentemente representado com uma espada e é o santo padroeiro de muitas instituições militares, incluindo as Forças Armadas e as polícias. 

Também é venerado como o protetor das pessoas que trabalham em profissões perigosas, como bombeiros e policiais.

Culto e veneração

Além disso São Miguel Arcanjo é venerado como o protetor dos cristãos, o anjo da guarda e o anjo da justiça. Ele é invocado em momentos de perigo e dificuldade, e é considerado o padroeiro das pessoas que trabalham na segurança, como policiais e bombeiros.

São Miguel Arcanjo Além do Cristianismo 

Além de sua importância na Bíblia e na veneração cristã, São Miguel Arcanjo também é mencionado em outras tradições religiosas. 

Na tradição judaica, por exemplo, ele é visto como o líder dos anjos e é mencionado como o anjo que luta contra Satanás. 

Na tradição islâmica, ele é conhecido como Mika'il e é visto como um dos quatro arcanjos principais, junto com Jibril, Israfil e Azrael.

Dia de celebração

O dia de celebração da Festa de São Miguel Arcanjo é comemorado em 29 de setembro. Sendo uma das principais festas litúrgicas da Igreja Católica, e também é celebrado por outras denominações cristãs. Algumas igrejas ortodoxas também comemoram São Miguel Arcanjo em 8 de novembro.

Em resumo, São Miguel Arcanjo é mencionado na Bíblia como um líder dos anjos de Deus e um protetor dos justos, é venerado como o protetor dos cristãos, o anjo da guarda e o anjo da justiça, e tem um dia de celebração em 29 de setembro e 8 de novembro.


Conteúdos que Você também pode gostar

Postar um comentário

0 Comentários